A produção e recepção literária

4 Set

image

A literatura e a sociedade estão conectadas, não podendo haver sociedade sem literatura e literatura sem sociedade. Uma obra literária escrita por uma pessoa que existe e, consequentemente vive em sociedade, também contém marcas dessa sociedade, por mais que uma obra seja fictícia, construída do imaginário do autor.

A Teoria Literária como nós conhecemos hoje em dia, nasce no século XX, com a Neo Crítica Americana e o Formalismo Russo.

A Neo Crítica dos Estados Unidos, surgiu nas décadas de 20 e 30, tendo o seu auge nas décadas de 40 e 50. Na Neo Crítica, rompe-se o costume que predominava até então, de se estudar uma obra literária levando em consideração a vida do autor, concentrando-se nos estudos das técnicas empregadas na obra.

Um pouco antes do surgimento da neo crítica dos EUA, nascia o Formalismo Russo. Essa corrente literária estabelece que a poética e a literatura tem seus próprios métodos de estudo, negando abordagens que levem em conta fatores extraliterários.  Sendo assim, aspectos sociológicos, históricos e biográficos passam a ser ignorados no estudo de uma obra.

Considerado como o pontapé inicial para os estudos modernos no campo da literatura, os principais representantes do Formalismo Russo foram Boris Eichenbaum, Roman Jakobson, Viktor Chklovsky, Yury Tynyanov, e Grigory Vinokur.

Ambas correntes literárias pregavam que o texto literário é o único fator importante, devendo ser estudada por si só.

Já os estudos sobre a recepção das obras literárias passam a tomar forma mais tarde, em estudos contemporâneos como a Estética da Recepção, que dá ao receptor um papel, deixando ele de ser apenas um agente passivo, passando a atuar como um agente ativo, que participa na elaboração do sentido, na construção final da obra literária.

Sem leitores não existe obra literária, já que um processo de comunicação ocorre apenas quando o receptor entende a mensagem enviada pelo emissor. Ler não é simplesmente decifrar as palavras escritas, é necessário que haja a compreensão por parte do leitor.

Hans Robert Jauss, um dos defensores da Estética da Recepção, afirmava que  é impossível analisar uma obra separada da maneira como é lida e recebida pelo público leitor; sem leitores, obras não são completas.

Ele prega que a recepção da obra configura-se como um fato social, já que os conhecimentos prévios adquiridos pelo leitor determina a recepção da obra.  “A História literária só cumprirá a sua tarefa quando a produção literária for representada, não apenas na sincronia e diacronia da sucessão dos sistemas que a constituem mas também compreendida, enquanto história particular, na sua relação específica à história geral. Esta relação não se reduz ao facto de se poder descobrir na literatura de todos os tempos uma imagem tipificada, idealizada, satírica ou utópica da existência social. A função social da literatura só manifesta genuinamente as suas possibilidades quando a experiência literária do leitor intervém no horizonte de expectativa da sua vida quotidiana, orienta ou modifica a sua visão do mundo e age consequentemente sobre o seu comportamento social.” (JAUSS, 1993, p. 105)

Por Liliane Fuzikava

3 Respostas to “A produção e recepção literária”

  1. Marcele 4 de Setembro de 2012 às 21:43 #

    “Trouxeste a chave?”, dizia Drummond em um de seus poemas, insinuando ( ou afirmando ) que uma obra literária muitas vezes pode oferecer dificuldades ou limites para quem se aventura por ela.
    Segundo o texto acima, uma obra literária necessita ser compreendida pelo leitor para que sua função seja completa…mas este leitor precisa ter coragem de enfentar a escuridão das dúvidas, para chegar à luz do esclarecimento.
    Considero essencial e leitura de entretenimento na infância, para que este ciclo se complete com sucesso na fase adulta.

  2. Shirley 4 de Setembro de 2012 às 22:17 #

    ” a qualidade e a categoria de uma obra literária não resultam nem das
    condições históricas ou biográficas de seu nascimento, nem tão-somente de
    seu posicionamento no contexto sucessório no desenvolvimento de um
    gênero, mas sim dos critérios da recepção, do efeito produzido pela obra e
    de sua fama junto á posteridade” (JAUSS, 1994, p.8)

    Quais são as diversas maneiras de interpretar a literatua? Devemos partir de uma reflexão sobre a realidade da sociedade, ou da realidade pessoal de cada pessoa? Se uma obra foi criada em determinado país, e nela estão mesmo que de maneira fictícia, a referência de uma determinado lugar, ou situação social, como ela é interpretada do outro lado do mundo? que pontos tocam o receptor, mesmo que não subordinado a compreensão do tema, ou contexto? hoje, temos a nossa disposição inúmeros meios de comunicação para que possamos fazer breve pesquisa, sobre autores, temas, justificativas. Mas e antigamente, quando que a palavra escrita foi a responsável em ampliar o mundo ainda não conhecido? Eu acredito que sim, a literatura não é completa sem o leitor, ela não é completa sem a recepção.. não falo somente observando o ponto de que a literatura é meio de comunicação, mas do ponto que observa e questiona, o último dos resultantes, o efeito.

    Por Shirley Maurina

  3. Sabrina Beltrão 24 de Outubro de 2012 às 20:31 #

    “Sem leitores não existe obra literária”. Como seria possível um sem o outro? O texto aborda muito bem esse aspecto, a necessidade de um conhecimento prévio ou, pelo menos, a vontade de obter novas informações a partir deste receptor. Também aborda a relação da Literatura à história, posso estar afirmando uma opinião equivocada, mas apesar dos estudos da Neo crítica e Formalismo Russo, a Literatura nunca poderá ser estudada excluindo informações de outras ciências, por todas elas serem interdependentes. Um exemplo disso é: ” A filosofia está na Literatura”, Deleize, filósofo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: