Destaque

23 Out

Um dos temas tratados em nosso blog foi sobre o gênero literário CONTO. Confira o destaque internacional relacionado ao tema e a um de nossos nomes da literatura Brasileira.

Ana Maria Machado

Escritora brasileira ganha prêmio de literatura no México

MÉXICO – A escritora brasileira Ana Maria Machado conquistou o VIII Prêmio Iberoamericano de Literatura Infantil e Juvenil da Feira Internacional do Livro de Guadalajara, no oeste de México, informou nesta segunda-feira (8) a organização do evento.

Ana Maria Machado recebeu o prêmio, de 30 mil dólares, por seu “estilo narrativo simples e complexo ao mesmo tempo, que apela à inteligência do leitor, com uma linguagem cuidadosa, lírica, amena e que recupera a riqueza do conto”, assinalam os organizadores.

A escritora brasileira receberá o prêmio no dia 27 de novembro, durante a 26ª edição da Feira de Guadalajara, o maior evento da indústria editorial em espanhol.

Ana Maria Machado nasceu no bairro de Santa Teresa, no Rio de Janeiro, em 1941, é jornalista e professora de letras.

Em 1997, recebeu o Prêmio Jabuti, considerado o mais importante prêmio literário do Brasil. Em 2000, obteve o Prêmio Andersen, a principal recompensa da literatura infantil.

(http://zip.net/byhPNw )

Por Shirley Maurina

3 Respostas to “Destaque”

  1. Aline Möller 25 de Outubro de 2012 às 13:19 #

    Nossa, que bacana! A Ana Maria Machado representou o Brasil na 26ª edição da Feira de Guadalajara, o maior evento da indústria editorial em espanhol e ganhou o VIII Prêmio Ibero americano de Literatura Infantil e Juvenil da Feira Internacional do Livro de Guadalajara! Acho fantástico o modo como ela conquistou o prêmio (“estilo narrativo simples e complexo ao mesmo tempo, que apela à inteligência do leitor, com uma linguagem cuidadosa, lírica, amena e que recupera a riqueza do conto”). Isso prova que a simplicidade também pode ser inteligente. Ana Maria é jornalista e professora de Letras, ou seja, a literatura corre nas veias dessa mulher, e por ser jornalista, pode ser uma referência para nós que estamos iniciando nossas carreiras no jornalismo.

  2. Marcele 25 de Outubro de 2012 às 19:40 #

    Parabéns pra ana Maria Machado, que tem 40 anos de carreira, mais de 100 livros publicados no Brasil e em mais de 18 países, somando mais de 18 milhões de exemplares vendidos! Sucesso sempre!!

  3. Sabrina 29 de Outubro de 2012 às 22:16 #

    Muito bom saber que o Brasil se mantém entre os grandes nomes da Literatura, Ana Maria Machado é um exemplo da perpetuação brasileira nas mentes internacionais e merece ser homenageada mesmo!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: